Encontre seu imóvel

Méier: 5 benefícios de morar nesse bairro

lifestyle

01/12/2022 • 09h00min

O Méier é um bairro cheio de histórias.Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, confira tudo que esse bairro tem a oferecer. Continue a leitura.

O Méier é um bairro cheio de histórias. A começar pela origem de seu nome, uma versão aportuguesada do sobrenome alemão Meyer, de Augusto Duque Estrada Meyer, amigo e acompanhante do imperador Dom Pedro II, assim relatam os livros de história.

Outra curiosidade é o registro do primeiro shopping center do Brasil, bem como a instalação da maior sala de cinema da América Latina, na época. 

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Méier faz divisa com os bairros Engenho de Dentro, Cachambi, Engenho Novo e Todos os Santos. 

História do bairro Méier

O transporte ferroviário teve um papel tão importante no desenvolvimento do Méier que a sua fundação se consolidou a partir da circulação dos trens da Estrada de Ferro D. Pedro II (que depois passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil). 

Com 133 anos completados em 2022, o Méier comemora o seu aniversário na mesma data de inauguração de sua estação, em 13 de maio de 1889.

Foi na década de cinquenta que o bairro cresceu demográfica e comercialmente. Em 1954, foi inaugurado o “Imperator”, a maior sala de cinema da América Latina da época. Em 1963, foi construído o primeiro shopping center do Brasil, o Shopping do Méier.
 

 Uma fotografia do centro do bairro Méier no Rio de Janeiro

Benefícios de morar no Méier

O Méier é uma região dividida entre uma parte mais agitada, na área da Rua Dias da Cruz, e outra mais calma, nas ruas residenciais. 

Seja imortalizado nas crônicas e romances de Lima Barreto ou vivo pela diversidade cultural, o Méier proporciona o melhor dos mundos ao unir a modernidade de um centro urbano com a tradição e a singularidade de seus moradores.

1 - Boa infraestrutura de comércio e serviços

Quando o assunto é “onde morar no Rio de Janeiro”, a oferta de infraestrutura local é um dos principais quesitos para escolher o bairro. No Méier, os moradores contam com todo tipo de comércio e serviços, como supermercados, bancos, escolas, academias, lojas de roupa e clínicas médicas. Grande parcela fica concentrada na rua Dias da Cruz, uma das mais importantes ruas da Zona Norte carioca. 

Ilustração da praça no bairro Méier no Rio de Janeiro

2 – Tranquilo e familiar

Essencialmente residencial, o Méier é o tipo de bairro onde se consegue caminhar pelas ruas arborizadas e fazer tudo a pé. Um lugar tranquilo, seguro e bem estruturado, rico em cultura e história. 

No quesito educação, o bairro conta com escolas e também universidades, como a Cândido Mendes, Estácio de Sá, Unicarioca e Unigranrio.

Imagem da vista de cima do bairro Méier no Rio de Janeiro

3 - Lazer e entretenimento

Quem está no Méier logo vai perceber que a vida noturna é fervente. Seja na região do Baixo ou Alto Méier, não faltam opções de bares onde se encontram os ingredientes ideais para um bom happy hour.

Próximo à estação de trem, conhecido como “Baixo Méier”, está uma grande quantidade de botecos no mais boêmio estilo carioca. Agora, entre as ruas Dias da Cruz, Magalhães Couto e Galdino Pimentel, conhecido como “Alto Méier”, há uma boa concentração de restaurantes, confeitarias e choperias, além de bares. Se a vontade for comidinhas de boteco, as boas pedidas são o Bar do Adão, Bobô Bar, Armazém 11 e Vizinhando.

Para os amantes de futebol, o Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, fica a poucos minutos do Méier, no bairro vizinho Engenho de Dentro. 

Outra opção de entretenimento é conhecer as lojas e passear pelo Norte Shopping e Shopping do Méier.

4 – Mobilidade

Quem mora no Méier conta com linha de trem e uma variedade de linhas de ônibus que facilitam o acesso a outros bairros. 

Trem: o bairro conta com a estação Méier, mesma linha que leva às estações São Cristóvão, Maracanã, Mangueira, Engenho Novo, Madureira, Marechal Hermes, entre outras. O percurso para o Centro do Rio leva, em média, 15 minutos. 

Ônibus: existem opções no Terminal Rodoviário Américo Ayres, além de uma boa oferta de linhas de ônibus que interligam o bairro com as principais regiões do Rio.

5 - Um bairro histórico 

Morar em um bairro histórico é um privilégio. O Méier possui verdadeiros ícones da cultura brasileira, como o coreto na Praça Jardim Meier, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Inaugurado em 1919, com projeto dos arquitetos Pedro Viana da Silva e Arquimedes José da Silva, o jardim foi por décadas a principal diversão das famílias do bairro. 

Na esquina das ruas Dias da Cruz com Hermengarda está outro símbolo, o Leão, uma estátua em homenagem ao Lions Club. Também fazem parte do roteiro histórico a Basílica Imaculado Coração de Maria, projetada pelo arquiteto português Luís de Moraes, e o Imperator, a antiga sala de cinema – considerada a maior da América Latina na época – que hoje funciona o Centro Cultural João Nogueira.

Curiosidade sobre o Méier

O bairro Méier é comumente associado ao escritor Lima Barreto, que dedicou alguns de seus escritos ao bairro. No livro “Feiras e Mafuás”, Lima demonstrou seu apreço e eternizou sua vivência no Méier com a célebre frase: “É o Méier o orgulho dos subúrbios e dos suburbanos“.


Leia Mais:

Receba nossas notícias e informações exclusivas no seu e-mail

Continue Lendo

Olá, eu sou a Clara!
Como posso ajudar?

Outros assuntos

Atendimento ao cliente, ouvidoria ou outros assuntos, acesse nossa página de contato.